Banner - PS 2014

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2014-1 da UFG

Por Renan Vinicius Aranha. Em 09/09/13 12:04. Atualizada em 21/08/14 11:47.

Saiba mais informações

Banner - PS 2014

A UFG realiza de 9 a 23 de setembro as inscrições para o Processo Seletivo 2014/1. As inscrições podem ser feitas no portal do vestibular www.vestibular.ufg.br. Neste ano, as novidades são os novos percentuais de vagas do Sistema de Reserva de Vagas e a destinação de 50% das vagas para o Sisu e 50% para o Processo Seletivo.

No PS 2014/1, 30% das vagas serão destinadas a estudantes que declararem ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública; estudantes pretos, pardos e indígenas, também estudantes de escola pública e, além disso, em duas faixas de renda definidas em lei (com renda maior ou menor do que 1,5 salário mínimo per capita). Lembrando que a Lei 12.711/2012 prevê que, até 2016, 50% das vagas sejam destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas. A UFG está fazendo gradativamente a mudança nos percentuais.

Além das vagas do Sistema de Reserva de Vagas da UFG, continua valendo o UFG Inclui que destina vagas exclusivas para negros quilombolas de escola pública, indígenas de escola pública e alunos surdos. No caso das categorias negro quilombola e indígenas, caso exista demanda, os estudantes terão uma vaga criada para eles no curso. Já no caso de estudantes surdos, 15 vagas são destinadas a eles no curso de Letras/Libras.

Para o PS 2014/1, estão destinadas 1.978 vagas para Goiânia, 511 vagas para Jataí, 736 vagas para Catalão e 105 vagas para a Cidade de Goiás. O restante das vagas será oferecido via Sisu, programa do governo federal que realiza seleção unicamente com a nota do Enem. Apenas os cursos que realizam Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (como Música, Musicoterapia, Arquitetura e Design de Ambientes) não devem ser oferecidos por meio do Sisu, apenas pelo Processo Seletivo. No total, serão oferecidas 6.180 vagas no Processo Seletivo 2014/1 e no Sisu.

A nota do ENEM também poderá ser utilizada na composição da nota no Processo Seletivo 2014/1. Para isso, o candidato deve declarar no ato da inscrição se deseja utilizar a nota do ENEM na composição de sua nota. Lembrando que, caso a nota do ENEM seja menor do que a nota da primeira etapa, ela é automaticamente desconsiderada pelo sistema. As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 10 de novembro e as da segunda etapa nos dias 1º e 2 de dezembro. A Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos será nos dias 5 e 6 de dezembro.

Fonte: ASCOM/Reitoria