Química
Em 11/08/12 19:34.
Atualizada em 22/01/18 09:09.
Saiba mais sobre a graduação em Química
O aluno do curso de Química tem formação generalista e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos em Química. Além de uma formação humanística que manifeste, na sua prática como profissional e cidadão, flexibilidade intelectual, norteado pela ética em sua relação com o contexto cultural, socioeconômico e político, inserindo-se na vida da comunidade a que pertence. O estudante desenvolve também a capacidade de expressão oral e escrita na língua nacional e compreensão em língua estrangeira e a capacidade de buscar informações e processá-las no contexto da formação continuada.
Perfil do bacharel:
- Saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlar variáveis, identificar regularidades, fazer interpretações e proceder à previsão;
- Saber conduzir análises químicas e físico-químicas qualitativas e quantitativas e a determinação estrutural de compostos por métodos clássicos e instrumentais;
- Saber realizar síntese e purificação de substâncias e materiais;
- Ter noções de classificação e das composições de minerais;
- Ter noções dos principais processos de prepração de materiais para uso na indústria química, eletrônica, ótica, biotecnológica e de telecomunicação;
- Possuir conhecimentos dos procedimentos e normas de segurança no trabalho;
- Saber identificar e compreender as propriedades químicas e físicas dos átomos e de suas substâncias;
- Possuir conhecimento da utilização de processos de manuseio e descarte de materiais e de rejeitos;
- Saber atuar em laboratório químico e selecionar, comprar e manusear equipamentos e reagentes;
- Possuir conhecimento para resolver problemas industriais específicos de sua área.
Perfil do licenciado:
- Visão crítica sobre o papel social da ciência, entendendo-a como um produto do processo histórico-social;
- Reconhecimento da não neutralidade das ciências nos contextos sociais, políticos e econômicos;
- Visão crítica dos problemas educacionais brasileiros e capacidade de propor soluções adequadas;
- Reconhecimento do caráter complexo da educação e das relações que se estabelecem nos processos pedagógicos;
- Capacidade de se posicionar criticamente perante os movimentos educacionais, os materiais didáticos e os objetivos do ensino de Química.
E tem mais:
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