Pedagogia

Pedagogia

Por Renan Vinicius Aranha. Em 11/08/12 19:01. Atualizada em 22/01/18 09:11.

Saiba mais sobre a graduação em Pedagogia ofertada pela Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás

Topo do Curso: Pedagogia

icone - conheça

A Pedagogia define-se como um campo de estudo que investiga a natureza e as finalidades da educação, bem como os meios apropriados de formação humana em uma determinada sociedade. Portanto, o pedagogo é um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, lida com fatos, estruturas, processos, contextos e problemas referentes à educação em seus diferentes níveis e modalidades.

O curso de graduação em Pedagogia, que confere o grau de licenciado, destina-se prioritariamente à formação de profissionais para atuar na educação infantil e no magistério nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, os pedagogos formados pelo Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás tornam-se profissionais com conhecimento da educação, dos sistemas de ensino, da escola e dos processos de ensino e aprendizagem como realidades concretas de um contexto histórico-social.

Para compreender os seguintes problemas fundamentais do processo educacional e buscar soluções adequadas, os alunos de Pedagogia estudam conteúdos das seguintes áreas do conhecimento: Sociologia; Filosofia; História; Psicologia; Artes; Didática; Linguagem; Currículo; Políticas da Educação; Gestão e Organização da Educação Básica; Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Além disso, faz parte da formação do pedagogo a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental e na educação infantil.

E tem mais:

Botão - Faz o Quê? Botão - Separador Botão - Site do Curso

 

Categorias: Humanas