Veterinária

Medicina Veterinária

Por Renan Vinicius Aranha. Em 11/08/12 18:51. Atualizada em 23/01/19 17:17.

Saiba mais sobre a graduação em Medicina Veterinária ofertada pela Universidade Federal de Jataí

Topo do Curso: Medicina Veterinária

icone - conheça

Entre as carreiras mais conhecidas, a medicina veterinária é uma das que possui maior grau de versatibilidade de atuação profissional. Tradicionalmente inserida entre as ciências agrárias, a medicina veterinária é considerada atualmente, de modo mais amplo, como um ramo das ciências biológicas, que estuda os animais domésticos e silvestres, abordando diferentes e importantes aspectos, como a saúde animal, a inserção social e saúde pública voltada para a população humana.

O objetivo principal do curso de Medicina Veterinária é formar um profissional generalista, com sólida formação científica e tecnológica, inserido na sociedade como um agente transformador da realidade, dotado de visão crítica e capacidade empreendedora, consciente de sua responsabilidade como profissional e cidadão, e que contribua com o desenvolvimento social e econômico do estado e do país.

O egresso do curso de Medicina Veterinária deve ter sólido conhecimento em biologia, tanto em suas áreas mais tradicionais quanto nos modernos conceitos celulares e moleculares aplicáveis à biotecnologia. É mais importante que domine as ferramentas de trabalho do mundo do agronegócio globalizado e da vertiginosa evolução do conhecimento, principalmente língua estrangeira e informática. É exigido do futuro profissional que busque constantemente o conhecimento e, mesmo sem ser formado exclusivamente para o mercado, esteja preparado para sua exigência constante de atualização.

Entre as atribuições do médico veterinário, estão relacionadas à medicina curativa e preventiva dos animais, a inspeção e a fiscalização das indústrias de alimentos de origem animal sob o ponto de vista sanitário, higiêncio e tecnológico, a direção técnica de empresas que fabriquem insumos e medicamentos destinados a animais, além de pesquisas, do planejamento, da direção técnica, do fomento, da orientação e da execução dos trabalhos de qualquer natureza relativos à produção animal.

A medicina veterinária pode ser exercida em entidades públicas ou privadas. Os governos municipais, estaduais e federal empregam profissionais em áreas estratégicas, principalmente na inspeção de produtos de origem animal e nas equipes de saúde pública e vigilância epidemiológica. As oportunidades de trabalho no setor privado têm se expandido e diversificado nos últimos anos, acompanhando o desenvolvimento do agronegócio no Centro-Oeste. É importante considerar ainda o caráter empreendedor da profissão, que permite ao profissional ser o dono de seu próprio negócio, como são o caso das clínicas veterinárias, empresas que fabricam e revendem alimentos para animais e serviços de consultoria técnica, entre outros.

E tem mais:

Botão - Faz o Quê? Botão - Separador Botão - Site do Curso

 

Categorias: Agrárias