Ciências Biológicas
Saiba mais sobre a graduação em Ciências Biológicas ofertada pela Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás
Na modalidade bacharelado, o curso de Ciências Biológicas do Câmpus Jataí propõe capacitar profissionais competentes capazes de exercer atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo a realização de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento na área das Ciências Biológicas, tais como:
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Atuação em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia;
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Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
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Acompanhar a evolução do pensamento científico;
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Elaborar, executar e aplicar projetos;
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Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas nas diferentes áreas;
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Prestar assistência e dar consultoria, dar pareceres a atuar no exercício da legislação relativa ao meio ambiente, saúde e educação;
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Atuar em projetos de pesquisas, como pesquisadores ou coordenadores.
Na modalidade licenciatura, o curso propõe capacitar profissionais competentes, comprometidos eticamente com a ciência e a docência. Tal profissional, no desempenho de suas atividades, deve atuar como um agente que não separe, nem discrimine a ciência técnica da cultura política, de maneira a possibilitar uma visão globalizante da biologia e que contribua tanto para a formação profissional quanto para a formação da cidadania. Para isto, há alguns princípios fundamentais que devem reger o ensino na Licenciatura em Ciências Biológicas:
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Linha evolutiva considerada no trato da educação em biologia;
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Educação ambiental perpassando a aprendizagem em Biologia;
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Fundamentação teórica de qualidade em cada uma das ciências e matérias que compõem o conjunto necessário à compreensão das Ciências Biológicas;
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Multidimensionalidade no processo de captação, considerando todas as dimensões que habilitam um docente ao desempenho de suas funções, dentre as quais se destacam a cognitiva, a científica, a técnica, a afetiva, orquestradas pela dimensão pedagógica;
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Interdisciplinariedade – visão pluralista fundamental à capacitação do docente, o que implica uma articulação entre os conhecimentos das diversas áreas. Os conteúdos devem ser abordados considerando-se as diversas especialidades imprescindíveis à compreensão da biologia como ciência no contexto educacional e da realidade social;
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Relação teoria/prática como uma constante por meio do trabalho pedagógico;
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Reflexão conjunta sobre a prática de ensino de modo a experimentar práticas coletivas desenvolvidas, com o intuito de trabalhar habilidades fundamentais ao desenvolvimento docente, à crítica, que permitam novas propostas de ensino;
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Reflexão constante sobre a profissão do biólogo, seu campo de atuação analisados sob a ótica da proposta curricular de Licenciatura em Ciências Biológicas;
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Pesquisa em Biologia e ensino de Ciências e de Biologia;
- Compromisso com o social pela análise de problemas regionais, além das questões universais, visando uma atuação efetiva para melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.
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Categorias: Biológicas e da Saúde