Biomedicina

Por Renan Vinicius Aranha. Em 06/08/12 15:07. Atualizada em 22/01/18 09:08.

Saiba mais sobre a graduação em Biomedicina ofertada pela Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás

Topo do Curso: Biomedicina

icone - conheça

A área de atuação do biomédico é ampla. A profissão oferece uma série de opções e oportunidades. Uma atividade de destaque é o ensino, em que o profissional forma e prepara acadêmicos para o exercício da carreira. Outro setor de grande atuação do biomédico é na pesquisa, cujo objetivo é desenvolver e implantar novas tecnologias nas universidades e laboratórios. Pesquisadores brasileiros da área de biomedicina têm se destacado em estudos de representação mundial, como o Projeto Genoma Humano. Também é papel do pesquisador biomédico testar a eficácia de substâncias já existentes no mercado.

O profissional da Biomedicina ainda pode atuar nos campos da análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, parasitologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biofísica, banco de sangue, virologia, fisiologia (geral e humana), saúde pública, radiologia, imagenologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, histologia, patologia, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana assistida, farmacologia, psicobiologia, biologia molecular, informática de saúde, anatomia patológica, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea. Também há espaço para o biomédico trabalhar nas indústrias (na produção de soros, vacinas, reagentes etc.) e no comércio (assumindo a responsabilidade técnica de empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa, de ensino e análises clínicas). Mas é a área das análises clínicas a mais procurada da biomedicina.

O curso de graduação em Biomedicina da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí, tem duração mínima de oito semestres (quatro anos). O graduado em Biomedicina deverá ter uma formação básica, com fundamentação teórico-prática do conhecimento dos seres vivos e do homem, bem como de sua relação com o meio ambiente. O biomédico deverá estar preparado para desenvolver e executar projetos de pesquisa de interesse socioeconômico, que envolvam novos conhecimentos e tecnologias interessantes. Além disso esse profissional deverá ter uma preparação adequada à aplicação do conhecimento e experiências da área paramédica, atuando no desenvolvimento, na análise e emissão de laudos de exames laboratoriais, assim como no ensino superior e em áreas afins.

Por fim, esse profissional deve ter consciência da importância da área em que vai atuar, para que possa utilizar os seus conhecimentos como um agente transformador da nossa sociedade, principalmente na preservação da saúde humana, estando apto a atuar multi e interdisciplinarmente, e sendo adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e sua mudança contínua.

Curso nota 4/5 na avaliação do Guia do Estudante

selo biomedicina

 

 E tem mais:

Botão - Faz o Quê? Botão - Separador Botão - Site do Curso

 

Categorias: Biológicas e da Saúde