Agronomia

Agronomia

Por Renan Vinicius Aranha. Em 06/08/12 14:44. Atualizada em 23/01/19 17:17.

Saiba mais sobre a graduação em Agronomia ofertada pela Universidade Federal de Jataí

Topo do Curso: Agronomia

icone - conheça

A profissão de engenheiro agrônomo abrange os mais diversos aspectos relativos à atividade humana. A necessidade de o produtor rural ter eficiência na atividade agrícola, em função da crescente exposição da atividade ao mercado internacional, torna o engenheiro agrônomo fundamental no denominado agronegócio, uma vez que é o único profissional com conhecimento de todas as etapas do processo produtivo desse importante segmento econômico.

O crescimento da população mundial gera a necessidade cada vez maior de produção de alimentos. Nesse contexto, o engenheiro agrônomo está capacitado a explorar de forma racional os recursos naturais, promovendo a integração da produção com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento autossustentável. Da mesma forma, este profissional atua na recuperação de áreas degradadas, reintegrando-as ao processo produtivo ou devolvendo-lhes, sempre que possível, a sua condição original.

O seu papel na sociedade estende-se também às agroindústrias, o que possibilita a agregação de valores aos produtos agrícolas, tornando-os disponíveis para consumo durante todo o tempo. Na organização social do meio rural, o engenheiro agrônomo trabalha para despertar vocações de comunidades rurais, formação de mão-de-obra, tendo participação efetiva no processo de reforma agrária.

O seu campo de atuação compreende áreas, como Botânica, Bioquímica, Fisiologia Vegetal, Solos, Genética, Estatística e Experimentação, Climatologia Agrícola, Topografia, Hidráulica, Sociologia, dentre outras. Há diversas vertentes do curso que poderão ser seguidas pelo profissional, e que são relacionadas a seguir: produção vegetal, englobando cereais, oleaginosas, plantas perenes, fruticultura, silvicultura, hortaliças, plantas medicinais, floricultura; produção animal, abrangendo bovinocultura, suinocultura, avicultura, apicultura, dentre outros; engenharia rural com ênfase para irrigação e drenagem, mecanização, construções rurais, aerofotointerpretação e geoprocessamento; tecnologia de processamento de alimentos de origem vegetal e animal e economia e administração rural. Outra área que merece destaque dentro da profissão é a que se refere ao desenvolvimento e utilização de tecnologia em plantas e animais, melhorados geneticamente, área em que a Engenharia Genética e a Biologia Molecular constituem ferramentas úteis no trabalho do engenheiro agrônomo.

Para ter um bom desempenho no curso de Agronomia, o candidato deve possuir uma boa formação básica em conhecimentos de Matemática, Química, Física e Biologia.

 

Curso nota 4/5 na avaliação do Guia do Estudante

selo agronomia

E tem mais:

Botão - Faz o Quê? Botão - Separador Botão - Site do Curso

Categorias: Agrárias